COTAÇÃO DO DOLAR

$3.26
05/27/2017 12:05

SOLOMON R. GUGGENHEIM MUSEUM

SOLOMON R. GUGGENHEIM MUSEUM

O Museu Solomon R. Guggenheim (em inglês: Solomon R. Guggenheim Museum) é mantido pela Fundação Solomon R. Guggenheim na cidade de Nova Iorque. Seu nome é em homenagem a Solomon Robert Guggenheim, criador da fundação e deste museu.

O projeto arquitetônico do museu original em Nova Iorque é do importante arquiteto americano Frank Lloyd Wright e é famoso pelas linhas curvas da fachada,representando a arquitetura moderna em sua forma mais orgânica. O museu abriga importante coleção de arte moderna amealhadas pelo seu fundador e sua sobrinha Peggy Guggenheim no começo do século XX com um incalculável valor artístico e monetário.

O museu foi designado, em 19 de maio de 2005, um edifício do Registro Nacional de Lugares Históricos1 2 bem como, em 6 de outubro de 2008, um Marco Histórico Nacional. 

Características

O partido arquitetônico adotado da obra privilegia a utilização de formas geométricas puras, ou melhor, que têm a origem nas formas puras (o cilindro, o tronco de cone, o troco de prisma, o polígono de três lados) e orgânicas. Tais elementos estão presentes em todos os momentos no edifício, seja definindo a espacialidade de um ambiente ou através dos detalhes construtivos, que fazem relacionar o edifício como um todo. Desde o desenho de piso até os detalhes de luminárias foram usadas formas puras, principalmente o círculo e o triângulo fazendo com que toda visão individual reporte diretamente a formas genéricas.

O próprio Frank Lloyd Wright, arquiteto da obra, menciona que sua intenção como finalidade está coerente com o projeto proposto por ele, afirmando que nesse projeto trabalha-se o efeito plástico de planos flutuando sobre planos, numa sobreposição e estratificação de camadas, cortadas e colocadas uma sobre as outras, de forma a estabelecer uma outra maneira de construir que não seja aquela tradicional.

tags: museu, Guggenheim

Compartilhar!