COTAÇÃO DO DOLAR

$3.28
05/25/2017 04:00

United States Capitol

United States Capitol

O Capitólio dos Estados Unidos é o prédio que serve como centro legislativo do governo dos Estados Unidos. O Capitólio é o local de reunião do Congresso estadunidense, formado pelo Senado (câmara alta) e pela Câmara dos Representantes (câmara baixa).

O edifício foi projetado originalmente por William Thornton, mas o projeto foi posteriormente modificado por Stephen Hallet, Benjamin Latrobe e, em seguida, Charles Bulfinch. A atual cúpula e as alas da Câmara e do Senado foram concebidas por Thomas U. Walter e August Schoenborn, um imigrante alemão, e concluídas sob a supervisão de Edward Clark.

O edifício é destacado por sua cúpula central e por suas duas alas, cada qual para uma das câmaras do Congresso: na ala norte situa-se o Senado, enquanto na ala sul situa-se a Câmara dos Representantes. Acima destas câmaras encontram-se galerias a partir das quais os visitantes podem assistir as sessões. A estátua sobre a cúpula é a Estátua da Liberdade.

A cúpula é o elemento mais chamativo do complexo arquitetônico do Capitólio. Com cerca de 88 metros de altura, a cúpula do capitólio é uma das construções mais fotografadas da capital estadunidense. A cúpula foi projetada por Thomas Walter, um dos responsáveis pelo restante do prédio, e construída entre 1855 e 1866, tendo custado mais de US$1 mil ao governo.

A atual cúpula é, na verdade, a segunda a ser erguida sobre o prédio do congresso. O primeiro domo foi resultado de um concurso de projetos realizado por George Washington e Thomas Jefferson em 1792, sendo vencedor William Thornton. Thornton inspirou-se no Panteão de Roma e chegou a desenhar o domo, mas seus planos nunca saíram do papel.

Somente em 1854, durante a reforma de Lincoln, o governo decidiu erguer um domo sobre o prédio do congresso. O novo domo deveria seguir os ideais arquitetônicos da Europa. Influenciado pelos domos europeus - Catedral de São Paulo, o Panteão de Paris, a Basílica de São Pedro e a Catedral de Santo Isaac - Thomas Walter esboçou os primeiros desenhos do que mais tarde seria uma das mais famosas cúpulas do mundo.

Em 1863, Walter já afixara com sucesso a Estátua da Liberdade sobre a cúpula, mas, logo após, abandonou o posto de arquiteto do congresso, sendo substituído por Edward Clark, que concluiu as obras em Janeiro de 1866.

Referências : http://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%B3lio_dos_Estados_Unidos

tags: capitol, washington

Compartilhar!