COTAÇÃO DO DOLAR

$3.13
09/20/2017 06:00

Grand Canyon National Park

Grand Canyon National Park

O Parque Nacional do Grand Canyon foi criado em 26 de fevereiro de 1919 por uma lei do Congresso americano. Foi protegido pela primeira vez em 1893, como uma reserva florestal, mas a mineração, a extração de madeira e a caça ainda eram permitidas. Em 1906, progrediu e foi transformado em uma reserva animal, passando a proteger a vida selvagem. Em 1908, foi renomeado como Monumento Nacional.

O Grand Canyon  foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos.

O primeiro estrangeiro a visitar o Grand Canyon foi o espanhol Garcia Lopez de Cardenas em 1540. Porém, a primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wesley Powell no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como "páginas de um belo livro de histórias". No entanto, a área era já ocupada por nativos americanos que estabeleciam povoados ao longo do desfiladeiro, como os hopi.

O parque contém mais de 2.600 ruínas pré-históricas documentadas, incluindo evidências de culturas arcaicas (os habitantes mais antigos que se conhece), índios Cohoninas ao longo do Lado Sul e índios Anasazis nos dois Lados e no interior do canyon. Os índios Hualapais e Havasupais mudaram-se para os canyons nesse período e permaneceram lá até a chegada dos anglo-americanos, em 1860. Vestígios arqueológicos mostram a adaptação de sociedades humanas a um clima rigoroso e a um ambiente fisiográfico.

Mais de 1.000 espécies de plantas já foram identificadas no parque. Existem 11 espécies de plantas listadas como ameaçadas no Estatuto dos Estados Unidos, incluindo Amsonia palmeri, Pyrrocoma, cactos comuns, silene coronária, trigo-sarraceno, prímulas e Penstemon clutei. Além disso, 15 espécies de plantas foram recomendadas para entrarem na lista de espécies ameaçadas conforme a Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção dos Estados Unidos.

Sobre a fauna, 76 espécies de mamíferos, 299 espécies de aves e 41 espécies de répteis e anfíbios foram identificadas no parque e 16 espécies de peixes habitam o Rio Colorado e seus afluentes. Aves raras ou ameaçadas são listadas conforme a Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção dos Estados Unidos de 1973.

É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro. O Grand Canyon , tem cerca de 126.025,00 metros (De acordo com o Google Earth) . Fica localizado entre Las Vegas e Alburquerque.

tags: grand canyon, grand canion

Compartilhar!